Featured Posts

10 Dicas de Tipografia no Álbum Fotográfico

Neste post quero dar algumas dicas de aplicação da Tipografia no álbum e desmistificar (palavra difícil de ler) algumas dificuldades e medos que seguidamente são encontradas. Se você é uma pessoa normal, quase sempre você deixa pro final o desafio da tipografia na criação do álbum ou do fotolivro (rs). Agora, para quem gosta de tipos, a primeira coisa que se faz...adivinha o que é? A Tipografia do álbum. Mas se você é a pessoa lá de cima, a "normal" saiba que antes de qualquer coisa você precisa entender algumas coisas. Primeiro, você precisa entender que, quem diagrama álbuns fotógraficos não tem a necessidade de entender tanto de tipografia como o editor de jornal, livros e revistas. Por exemplo, você não precisa se preocupar com a questão de qual é o melhor 'tipo' para uma boa leitura ou, qual o melhor espaçamento, curvatura, altura da fonte para uma leitura não ser cansativa em um livro impresso. Os álbuns contém poucas páginas com tipos, pouco se exige de regras da tipografia na criação. (Estou falando de uma forma geral e antes que me excomungue digo, se você tem tempo eu aconselho o estudo da tipografia, é bastante exaustiva). Com isso se entende que a boa tipografia aplicada no álbum, está também na criatividade e não somente na regra. Segundo, vou repetir uma frase (de alguém que não lembro e não sei quem é, mas nada que o google não possa ajudar. (rs) ).

"Toda grande Caminhada começa com um primeiro passo"

(Buda - Siddhartha Gautama - ajuda do 'google')

Então para sua primeira jornada, comece, faça, erre e tente novamente! somente assim para você começar sua caminhada. Não tenha medo de ser desaprovado por você mesmo (ou outra pessoa) na sua criação. É importante você tentar sempre. "O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." Thomas Edison (momento lágrima nos olhos (rs) ) Pois bem, espero ter tirado de você a primeira casca grossa do medo das fontes. Agora, pra começar a parte mais prática da 'coisa' e sair da parte 'emocional' Deixo aqui as dicas simples para projetos tipográficos.

#01 Simplicidade

Fontes maiores, slogans menores Fontes scripts com fontes sem serifa Espaçamentos grandes entre as letras Sem serifa sempre dão um ar de limpeza

Saiba que a simplicidade é o incio para que sempre dê certo.

#02 Mescla Criativa

Interação da imagem com a fonte fica muito bacana visualmente, esse modelo de projeto

exige um pouco mais do photoshop ou illustrator de você, mas um pouco de criatividade nunca é demais. Busque referências em sites criativos.

#03 Elementos gráficos

Elementos gráficos como brushes, shapes (formas) etc enriquecem o valor visual do seu projeto com tipografias. Existem sites que proporcionam downloads.

#04 Contrastes

Fonte e imagem cores diferentes

#05 Textos em caixas linhas ou formas Você consegue adiquirir um ar mais clássico, com linhas retas, retângulos, círculos fora ou dentro da fontes.

#06 Textos grandes por cima da imagem

É a sensação do momento, e o texto grande pode adicionar peso suficiente para o tipo que aparecerá legível contra quase qualquer imagem.

#07 Utilize cores nas fontes

Adicionando uma pitada de cor também pode adicionar interesse visual.

#08 Tipos, tamanhos e formas diferentes

Muito em alta este estilo de projeto tipográfico, você encontra uma infinidade no site www.pinterest.com

#09 Mesclagens de cores nas Imagens Adicionando cores nas imagens e fontes, pode dar um belo projeto criativo.

#10 Busque referência sempre!

Os exemplos abaixo são simples e fáceis de fazer

#tipografia #tipos #fontes #dicas #álbuns

Posts recentes
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CNPJ 25.271.635/0001-54 - Estúdio Maga Design 
Fone (51) 981121602 - Criciúma - Santa Catarina